Uma interioridade do mundo. Sobre o sentido interno como “apercepção cosmológica”
DOI:
https://doi.org/10.35920/arf.v19i1.3324Resumo
O objetivo deste artigo é destacar a originalidade, a radicalidade e a fecundidade da concepção kantiana do sentido interno. Originalidade, porque Kant, ao contrário de Locke e toda uma tradição que emprega a expressão em um sentido analógico, pretende mostrar que ela deve ser utilizada no sentido próprio, sendo de fato a interioridade o correlato de uma dimensão da nossa sensibilidade. Radicalidade, porque essa posição leva Kant a dissociar de maneira escrupulosa o sentido interno e uma apercepção transcendental cujo caráter intelectual implica sua total vacuidade. Fecundidade, porque são então as consequências espiritualistas e idealistas da doutrina tradicional que são recusadas: a interioridade designa simplesmente um campo atópico do aparecer que é ontologicamente homogêneo a uma exterioridade da qual só se distingue fenomenologicamente e ao qual, além disso e mais fundamentalmente, está irredutivelmente subordinado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).