A teoria cartesiana da substância: equivocidade ou analogia?
Resumo
A reflexão sobre o eu pensante, sobre o ego do cogito conduziu Descartes a uma idéia nova de substância. Ele teve de ultrapassar tensões, e mesmo contradições, antes de atingir o sistema unificado dos Princípios, isso que se pode chamar de sua "tábua de categorias". Em definitivo, a infinitude de Deus não se opõe à substancialidade, característica mesma das criaturas: o infinito é a essência mesma da substância. Essa doutrina não é um pensamento da equivocidade, mas sim de "graus de semelhança", quer dizer, um pensamento da analogia.
Résumé
La réflexion sur le moi pensant, sur l'égo du cogito, a conduit Descartes à une idée neuve de la substance. Il a dû surmonter des tensions, voire des contradictions, avant d'aboutir au système unifié des Principes, à ce qu'on peut appeler sa "table des catégories". En définitive, l'infinité de Dieu ne s'oppose pas à la substantialité, caractéristique des seules créatures: l'infini est l'essence même de la substance. Cette doctrine n'est pas une penssée de l'équivocité mais bien « degrés de ressemblance », c'est-à-dire une pensée le l'analogie.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).