De volta ao argumento ontológico
Resumo
O proósito do autor neste artigo é revisitar o argumento ontológico apresentado por Descartes de modo a reconsiderar o que é dito em seu Descartes contra os céticos, de 1978. A visão básica que o autor tem do argumento é que, em última instância, o argumento fracassa não pela razão freqüentemente dada de que a existência não pode ser considerada um predicado, mas sim porque em sua versão cartesiana o argumento assume uma compreensaõ da natureza de Deus que é inconsistente.
Abstract
The author's purpose in this paper is to revisit the ontological argument presented by Descartes in order to reconsider what he has said about it in his Descartes Against the Skeptics, in 1978. The author's basic view of the argument is that ultimately the argument fails not for the most frequently given reason that existence can not be considered as a predicate, but rather because in its Cartesian version the argument assumes an understanding of God's nature which is inconsistent.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).