A noção de indivíduo segundo Santo Tomás de Aquino
Resumo
Dois diferentes problemas põem-se acerca do principio de individuacao em Santo Tomás. O primeiro, de ordem histórica, diz respeito a uma possível mudança de posição por parte do autor. O segundo problema diz respeito ao conjunto de questões relacionadas ao referido princípio. Com efeito, estas questões são ou de natureza lógica ou de filosofia natural ou ainda sobre a ontologia. O presente artigo limita-se ao segundo problema, procurando mostrar a existência de um fio condutor ligando estes três aspectos do pensamento tomista. Para tanto, ele analisa a definição de indivíduo como indivisum in se e divisum ab alio, feita por meio de predicados transcendentais. Sendo assim, tem-se que ela se aplica a qualquer domínio ontológico, ainda que a caracterização do indivíduo em um domínio particular seja feita não de maneira transcendental, mas predicativa.
Résumé
Deux problèmes différents se posent sur le principe d'individuation chez Saint Thomas d'Aquin. Le premier, de caractère historique, se repporte à un possible changement de position de la part de l'auteur. Le deuxième problème se trouve dans l'ensemble des questions qui ont relation avec le principe d'individuation. Il y a, en effet, des questions logiques, d'autres portant sur la philosophie naturelle ou bien encore sur l'ontologie. Le présent article se limite au deuxième problème et essaye de démontrer l'existence d'un fil conducteur liant ces trois branches de la pensée thomiste. Ainsi, il analise la définition de l'individu comme indivisum in se et divisum ab alio qui est formulée avec l'utilisation des prédicats transcendentaux. Comme résultat ladite définition est appliquée à n'importe quel domaine ontologique, même si la caractérisation de l'individu dans un domaine particulier est faite non de manière transcendentale, mais prédicative.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).