O estatuto teórico do "Sentido Estético" (A propósito de H¶lderlin)
Resumo
Esse artigo trata do conceito de H¶lderlin de 'sentido estético' através de sua tradução dos diálogos entre Antígona e Creon em Antígona de Sófocles. As curiosas alterações aparentemente irregulares dessa versão alemã serão explicadas e justificadas através da relação complexa entre essas e elementos significantes de outras partes dramáticas e líricas da tragédia. Essa elucidação mostrará que H¶lderlin considera argumentos discursivos como "partes" de uma totalidade "ritmicamente" organizada que intuitivamente é compreendida como uma conexão global (unendlicherer Zusammenhang).
Abstract
This article approaches H¶lderlins concept of the 'aesthetical sense' through his translation of the dialogues between Antigone and Creon in Sophocles' Antigone. The curious, apparently irregular alterations of this German version will be explained and justified through their complex relationship with significant elements in the other dramatic and lyrical parts of the tragedy. This elucidation will show that H¶lderlin understands discursive arguments as "parts" of a "rhythmically" organized totality which is intuitively apprehended as an overall connection (unendlicherer Zusammenhang).
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