Apresentação do artigo “O Eu de Fichte”, de Dieter Henrich

Autores

  • Luciano Carlos Utteich Unioeste/Toledo

DOI:

https://doi.org/10.35920/arf.v23i1.43447

Palavras-chave:

Fichte, Dieter henrich, Idealismo, autoconsciência, Doutrina da Ciência, não-eu, autoposição, filosofia transcendental

Resumo

Resumo

No texto fundacional da Doutrina da Ciência, a Grundlage (1794), Fichte inovou ao propor o princípio da autoconsciência, como autoposição de si, para fundador tanto do conhecimento teorético como do prático. Contudo, ao conceder exclusivamente a esse princípio (eu) estabelecer o conjunto das atividades reflexivas, nisso esbarrou em pontos intratáveis para a própria atividade da consciência. Ainda que alcançou uma
fundamentação, na perspectiva transcendental, da estrutura autorreflexiva da consciência que faltava ao princípio da consciência de Reinhold, a vinculação dela a um não-eu, como condição para mantê-la em sua dinâmica, conduziu Fichte, a despeito de haver inaugurado pela teoria do “eu” a segunda fase no tratamento da teoria da reflexão, a aporias que colocaram sua teoria da reflexão da consciência perante obstáculos intransponíveis. Na percepção dos limites intrínsecos a essa abordagem do primeiro princípio assentada na figura da autoconsciência (eu), Fichte elaborará, nos anos seguintes, as outras exposições da Doutrina da Ciência, visando escapar das aporias manifestadas na primeira versão.

Abstract
Presentation of the translation "Fichte's Self" by Dieter Henrich. In the foundational text of the Doctrine of Science, the Grundlage (1794), Fichte innovated by proposing the principle of selfconsciousness, as self-position of self, for the founder of both theoretical and practical knowledge. However, by granting exclusively to this principle (Self) establish the set of reflexive activities, in this he ran into intractable points for the activity of consciousness itself. Yet it achieved a grounding, from the transcendental perspective, of the self-reflexive structure of consciousness that Reinhold's principle of consciousness lacked, the linking of the consciousness to a non-self, as a condition for maintaining its dynamic, led Fichte, despite having inaugurated the second phase in the treatment of the theory of reflection with the theory of the "Self", the aporias that placed his theory of the reflection of consciousness before insurmountable obstacles. In the perception of the intrinsic limits of this approach to the first principle based on the figure of selfconsciousness (Self), Fichte would elaborate, in the following years, the other expositions of the Doctrine of Science, aiming to escape the aporias manifested in the first version.

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Publicado

30-04-2021

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