O Eu de Fichte
DOI:
https://doi.org/10.35920/arf.v23i1.43448Palavras-chave:
Dieter Henrich, Idealismo, autoconsciência, Doutrina da Ciência, filosofia pré-kantiana, filosofia pós-kantiana, Fichte, subjetividadeResumo
Resumo
No presente texto (“O Eu de Fichte”), no qual identifica duas épocas distintas na história da filosofia concernente ao desenvolvimento da teoria da consciência, D. Henrich volta-se, após caracterizar os componentes de cada período, à teoria da consciência do primeiro Fichte, o da Doutrina da Ciência de 1794, pondo ênfase sobre algumas aporias
presentes nessa sua primeira formulação, na medida em que Fichte foi o primeiro a encarar o problema da consciência em sua perspectiva, no fundo, mais agônica, deixado sem tratamento pela tradição da filosofia pré-kantiana e kantiana.
Abstract
In the present text (Fichte’s Self), in which he identifies two distinct epochs in the history of philosophy concerning the development of the theory of consciousness, D. Henrich turns, after characterizing the components of each period, to the theory of consciousness of the first Fichte, that of the Doctrine of Science of 1794, placing emphasis on some of the aporias present in his first formulation, insofar as Fichte was the first to face the problem of consciousness in its essentially more agonistic perspective, left untreated by the tradition of pre-Kantian and Kantian
philosophy.
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