Promessas impossíveis, situações de conflito moral e o Princípio Deve Implica Pode
Resumo
Neste artigo procuro argumentar que alguns exemplos oferecidos na literatura com o propósito de demonstrar a não-validade do princípio ético deve implica pode não chegam a refutar o mesmo. Adicionalmente, devo analisar um argumento de Bernard Williams mostrando a consistência deste princípio com a existência de conflitos morais genuínos.
Abstract
In this paper I shall try and argue that some situation presented in the literature as potential counterexamples to the ought implies can principle are not actually counter-examples to this principle. Moreover, I shall discuss Bernard Williams' argument showing that ought implies can is consistent with the existence of genuine moral conflicts.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).