Espaço estético e espaço geométrico em Kant
Resumo
A fim de mostrar que a CRP contém uma ontologia que se assenta em uma análise eidética do espaço, no sentido husserliano do termo, procura-se mostrar que a Estética transcendental trata de um espaço puramente intuitivo, que é possível dissociar das elaborações conceptuais da geometria euclidiana. Apoio para essa tese é buscado na separação feita na ed. B entre a exposição metafísica e a exposição transcendental do espaço, nas notas preparatórias à resposta de Kant ao artigo de Kastner e em outras passagens da Analítica, bem como dos Prolegômenos.
Abstract
In order to show that Kant's Critique of Pure Reason contains an ontology resting upon an eidetical analysis (in Husserl's sense of the word) of space intuition, the article tries to show that Transcendental Aesthetics deals with a purely intuitive space, which is to be distinguished from a mathematical conception of space stemming from Euclid's geometry. Support for this thesis is sought in Kant's reformulation of his arguments in the Transcendental Aesthetics, resulting in the separation of a Metaphysical and a Transcendental Exposition of the concept of space, in the preparatory notes to his reply to Kästner's polemical article as well as in other passages both of Kant's Critique of Pure Reason and the Prolegomena.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).