Princípio da não-contradição e semântica da predicação em Aristóteles
Resumo
O presente artigo procura mostrar que o princípio da não-contradição, tal como apresentado e defendido por Aristóteles no capítulo 4 do livro IV da Metafísica (1006a 29 -1007b 18), embora não seja fundamentado por nenhum princípio que lhe fosse anterior, encontra-se necessariamente articulado a uma semântica da predicação cujo traço principal, longe de consistir em um contraste entre objetos individuais e conceitos universais, consiste antes no contraste entre a categoria da ousia e as categorias dos concomitantes. É esta distinção que Aristóteles apresenta a título de princípio fundamental de toda e qualquer descrição coerente do mundo.
Abstract
This paper is concerned with the arguments Aristotle presents for the principle of non-contradiction in Metaphysics IV 4 (1006a 29-1007b 18). The claim is to prove that the PNC is necessarily connected with a semantics of predication, by way of a logical connexion which can be expressed as a biconditional. In this semantics, the ultimate point is not a contrast between individuals and universals, but rather a constrast between two heterogeneous categories: the "ousia" and the concomitants. It is this distinction that Aristotle claims to be the fundamental principle of every possible consistent description of the world.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).