Arnauld entre a filosofia e a teologia
Resumo
O presente artigo considera as relações entre Filosofia e Teologia à luz das repercussões da Filosofia cartesiana na teologia/Filosofia de Antoine Arnauld. Trata-se de explorar o uso que Arnauld faz do conceito cartesiano de razão tanto na polêmica contra os céticos e libertinos a propósito das provas da existência de Deus como na controvérsia com os protestantes sobre a presença de Deus na eucaristia.
Résumé
Cet article considère les rapports de la philosophie avec la théologie à la lumière de repercussions de la philosophie catésienne sur la théologie/philosophie d'Antoine Arnauld. Il s'agit d'expliciter l'usage que fait Arnauld du concept cartésien de raison dans la plémique avec les sceptiques et avec les libertins au sujet des preuves de l'existence de Dieu, aussi bien que dans la controverse avec les protestants sur la présence de Dieu dans l'eucharistie
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).