Referência e semelhança: as amizades de Aristóteles
Resumo
Em sua análise do fenômeno da amizade, Aristóteles muda bastante de perspectiva: na Ética a Eudemo, ele pensa que há três tipos de amizade com a ajuda da relação de unidade focal, enquanto que na Ética a Nicômaco intervém a noção de semelhança. O pros hen legesthai não é, certamente, uma homoiotes; entretanto, a intuição que guia este trabalho é a de que essas duas perspectivas são conciliáveis, complementares e, no entanto, inassimiláveis, de modo que se deve evitar dois obstáculos, a da identificação pura e simples, bem como a do excesso na distinção.
Résumé
Dans son analyse du phénomène de l'amitié, Aristote change bien de perspective: dans l'Ethique a Eudème il pense les trois types d'amitié à l'aide du rapport d'unité focal, alors que, dans l'Ethique à Nicomaque, il fait intervenir la notion de ressemblance. Le pros hen legesthai n'est certes pas une homoiotès; pourtant, l'intuition qui guide ce travail est que ces deux perspectives sont conciliables, complémentaires et néanmoins inassimilables, de sorte qu'ont doit se garder de deux écueils, celui de l'identification pure et simple ainsi que celui de l'excès dans la distinction.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).