Necessitarismo e possibilismo em Leibniz
Resumo
O tema deste artigo é a questão clássica, se Leibniz realmente conseguiu superar o necessitarismo de Espinosa. Leibniz recorre à teoria dos mundos possíveis para evitar o necessitarismo, segundo o qual somente um mundo pode ser realizado. Para ele, no ato de criação do mundo, Deus age apenas sob coação moral, não lógica. Mas a realização do melhor possível parece não apenas resultado de uma obrigação meramente moral, como Leibniz pretendia, mas sim lógica, na medida em que supor que o Ser perfeito age imperfeitamente implica uma contradição lógica. Além disso, só porque outros mundos são imanentemente possíveis, não se pode concluir que eles realmente poderiam ser atualizados por Deus.
Abstract
In this paper I shall discuss how successful Leibniz was in overcoming Spinoza´s determinism. In order to avoid determinism, Leibniz uses his famous theory of possible worlds, according to which only one world could be realized by God. He claims that, in creating the world, God is bound only by moral constraints, but not by logical constraints. However, as I shall argue, the creation of the best possible world is not just a matter of moral obligation, but also a matter of logic. This is so because the supposition that a perfect Being could act in an imperfect way would imply a logical contradiction. Moreover, from the fact that other worlds are intrinsically possible, it doesn't follow that they could actually be created by God.
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