Interioridade e inspeção do espírito na filosofia agostiniana
Resumo
Este artigo indica três domínios na filosofia agostiniana em que pode ser desenvolvido o estudo da combinação entre a procura da interioridade e a inspeção da alma racional. A teologia trinitária, onde se encontra a interioridade por excelência, a condição decaída da alma, externa a si própria, e a reordenação da razão mediante as disciplinas liberais serão os elementos para apontar as cautelas necessárias na aproximação entre a interioridade agostiniana e a subjetividade moderna.
Abstract
This article suggests three domains in the Augustinian philosophy in which it is possible to develop a study of the combination between the search for interiority and the inspection of the rational soul. The trinitarian theology, where one finds interiority itself, the decayed condition of the soul, external to itself, and the reordering of reason by means of the liberal disciplines will be the elements to point out the necessary cautions in bringing near Augustinian interiority and modern subjectivity.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).