Dialética, indução e inteligência na aquisição dos primeiros princípios

Autores

  • Marco Zingano Universidade de São Paulo

Resumo

Este texto examina a tese que prof. Porchat atribui à dialética, a saber, o de preparar o terreno para uma visão posterior cujo advento ela tornou possível: segundo prof. Porchat, "o conhecimento dos princípios emerge da argumentação dialética sem ser engendrado por ela". Salienta-se, em direção contrária, o papel negativo e destrutivo da dialética, que se aplica em especial a quem saiu fora do caminho, antes que um papel positivo de encontrar ou de auxiliar a encontrar os primeiros princípios, que obtemos pelo processo de epagôgê.

 

Abstract

In this paper, I focus on the role prof. Porchat attributes to dialectics in establishing the first principles. According to prof. Porchat, the knowledge of principles comes about through dialectical argumentation, although it is not properly produced by it. It seems to me that even this role must be dealt with parsimony, for dialectical method restricts itself rather to a negative or destructive role regarding those who went astray, not the positive one of finding or helping find the principles, at which we arrive by the normal process of epagôgê.

Downloads

Publicado

01-08-2013