Dialética, indução e inteligência na aquisição dos primeiros princípios
Resumo
Este texto examina a tese que prof. Porchat atribui à dialética, a saber, o de preparar o terreno para uma visão posterior cujo advento ela tornou possível: segundo prof. Porchat, "o conhecimento dos princípios emerge da argumentação dialética sem ser engendrado por ela". Salienta-se, em direção contrária, o papel negativo e destrutivo da dialética, que se aplica em especial a quem saiu fora do caminho, antes que um papel positivo de encontrar ou de auxiliar a encontrar os primeiros princípios, que obtemos pelo processo de epagôgê.
Abstract
In this paper, I focus on the role prof. Porchat attributes to dialectics in establishing the first principles. According to prof. Porchat, the knowledge of principles comes about through dialectical argumentation, although it is not properly produced by it. It seems to me that even this role must be dealt with parsimony, for dialectical method restricts itself rather to a negative or destructive role regarding those who went astray, not the positive one of finding or helping find the principles, at which we arrive by the normal process of epagôgê.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).