Sobre a doutrina aristotélica dos princípios da ciência. Réplica a Francis Wolff
Resumo
Replicando a "Ciência Aristotélica e Matemática Euclidiana" de Francis Wolff, este texto reafirma a interpretação da doutrina aristotélica dos princípios das ciências que foi proposta em Ciência e Dialética em Aristóteles e mantém a tese de que o sistema dos princípios é estruturado nosSegundos Analíticos de modo plenamente coerente. A argumentação é construída sobre um extenso comentário e análise de cada um dos dezprimeiros capítulos do livro I daquela obra. Ainda que rejeitando a tese wolffiana sobre a coexistência de duas concepções conflitantes de ciência no tratado aristotélico, uma didática e a outra epistemológica, o texto enfatiza a relevante contribuição de Wolff, tanto para o estudo da relação entre o programa epistemológico de Aristóteles e a doutrina dos Elementos de Euclides, quanto para o importante tema da dimensão didática da ciência grega.
Abstract
In reply to Francis Wolff's "Ciência Aristotélica e Matemática Euclidiana", this paper reaffirms the interpretation of the Aristotelean doctrine of the principles of sciences that has been put forward in Ciência e Dialética em Aristóteles, and maintains the thesis that the system of principles is structured in the Posterior Analytics in a fully coherent way. The argumentation is built upon an extensive commentary and analysis of each one of the ten first chapters of book I of that work. Although the Wolffian thesis about the coexistence of two conflicting conceptions of science in the Aristotelean treaty, a didactical one and another epistemological, is rejected, the paper emphasizes Wolff's relevant contribution to the study of the relation between the epistemological programme of Aristotle and the doctrine of Euclides' Elements, as much as to the important issue of the didactical dimension of Greek science.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).