Do evidente ao provável. As modalidades do assentimento segundo Pedro de Ailly
Resumo
No final do século XIII, vemos desenvolver-se nos Comentários às Sentenças um debate acerca do estatuto epistemológico da fé em relação aos diferentes tipos de apreensão que o ser humano é capaz. O presente artigo trata da epistemologia de Pedro de Ailly e mostra como esse autor retoma, em um contexto teológico, a teoria de Buridão sobre o assentimento. Pedro de Ailly propõe uma teoria mais ampla acerca das noções de crença e fé e de suas relações com o assentimento.
Abstract
At the end of the 13th century, we see to appear in the Commentaries of Sentences of Peter Lombard, a debate concernig the epistemological status of faith and its relations to the different kinds of human apprehension. The present article analyses the epistemology developed by Peter of Ailly and shows how this author retakes, in a theological context, the theory of assentment proposed by John Buridan. In fact, Peter of Ailly proposes a more extensive theory concerning the notions of believe and faith and its relation to the assentment.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).