A constituição do conceito de mônada
Resumo
O artigo examina a constituição do conceito leibniziano de mônada segundo dois aspectos conexos: o aspecto da constituição genética e o da constituição sistemática. O primeiro investiga a formação do conceito de mônada mostrando como ele resulta de um trabalho complexo sobre a questão da realidade substancial dos corpos. O segundo, por sua vez, examina a consistência do conceito no corpo doutrinal, considerando a complexidade e as difi culdades resultantes do fato da mônada ser, simultaneamente, um átomo formal, o sujeito de uma força, uma realidade pensada por analogia e oposição com a idealidade matemática do ponto e da unidade, e uma vida.
Abstract
This paper examines the constitution of Leibniz´s concept of monad according to two connected aspects: the genetic and the systematic. The fi rst aspect investigates the development of the concept showing how it results from a complex work on the issue concerning the substantial reality of bodies. The second aspect, in its turn, examines the concept´s consistency in the doctrine, considering the complexity and the diffi culties that result from the fact that the monad is, simultaneously, a formal atom, the subject of a force, a reality thought by analogy and opposition to the mathematical idealities of point and unity, and a life.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).