O fato e a norma do gosto: Hume contra um certo ceticismo
Resumo
Esse artigo trata da resposta de Hume, no ensaio Do Padrão do Gosto, a uma espécie de fi losofi a, qualificada como cética, que afi rma a impossibilidade de haver um padrão para o gosto. Tal resposta consiste na recusa da diferença, pressuposta por essa fi losofi a, entre o padrão da verdade e o padrão do gosto. Para Hume, ambos os padrões consistem num juízo de fato regular servindo de princípio de regulação dos juízos irregulares.
Abstract
This paper discusses Hume´s answer, in the essay Of the Standard of Taste, to a kind of philosophy, qualified as sceptical, which affi rms the impossibility of a standard of taste. This answer consists in refusing the difference, pressuposed by this philosophy, between the standard of truth and the standard of taste. For Hume, both standards consist in a judgement in fact regular that serves as a principle of regulation to irregulars judgements.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).