Juízo e proposição
DOI:
https://doi.org/10.35920/arf.v11i1.526Resumo
Neste artigo apresentamos razões para, na exegese de alguns textos de Kant da fase crítica, vincular-se o tema lógico das modalidades dos juízos não imediatamente ao tema metodológico das modalidades do assentimento, mas sim ao tema, também lógico, da síntese judicativa. Sugerimos a conveniência de estudos mais cuidadosos acerca de possíveis pressupostos de doutrinas lógicas peculiares, freqüentemente assumidas de maneira mais ou menos inconsciente em ambientes acadêmicos voltados ao estudo da Filosofia.
Abstract
The aim of this paper is to give good reasons for relating, in the exegesis of kantian texts of the critical period, the logical theme of the modality of judgments not directly to the methodological theme of the modalities of assent, but rather to the logical theme of the synthetic unity in the judgment.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).