Autoconsciência e predicação de si
Resumo
O artigo consiste em uma leitura crítica da abordagem de Tugendhat da auto-consciencia à luz da filosofia contemporânea da mente. Rejeitando a abordagem "continental", baseada no tradicional modelo sujeitoobjeto, Tugendhat fornece uma abordagem alternativa da auto-consciência baseada no que ele chama de "abordagem analítica", de acordo com a qual a auto-consciência exibe a forma de um pensamento-do-eu (Ich-sätze) psicológico. Neste artigo, após apresentar a posição de Tugendhat, argumento em favor de uma abordagem informacional da auto-referência cognitiva e do auto-conhecimento imediato como solução para os enigmas tradicionais acerca da auto-consciência.
Abstract
This paper is a critical reading of Tugendhat's account of self-consciousness in the light of contemporary philosophy of mind. Rejecting the continental approach, based on the traditional subject-object model, Tugendhat provides an alternative account of self-consciousness based in what he calls "language-analytical approach", according to which self-consciousness exhibits the form of a psychological I-Thought <Ich-Sätze>. In this paper, after assessing Tugendhat's position, I shall advocate an information-based account of cognitive selfreference and immediate self-knowledge as the solution for the traditional puzzles about self-consciousness.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).