Notas críticas sobre o realismo matemático, à moda de Wittgenstein
Resumo
Neste artigo, mostro que as objeções de Wittgenstein ao realismo matemático não conduzem necessariamente à adoção de nenhuma doutrina ontológica positiva sobre a natureza da matemática, nenhuma tese que vá além da mera descrição de condições de signifi cação da atividade simbólica em matemática. Por meio de uma análise da noção de regra, mostro que, de um ponto de vista wittgensteiniano, o problema do realismo matemático deve ser dissolvido, mais do que resolvido.
Abstract
In this paper, we show that Wittgenstein's objections to mathematical realism must not lead one to embrace any kind of positive doctrine on the nature of mathematics, which goes beyond mere description of conditions of meaning of mathematical symbolic activity. By means of an analysis of the notion of rule, we show that, from a Wittgensteinian point of view, the philosophical problem of mathematical realism is to be dissolved, rather than solved.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).