A Antropologia Negativa de Maquiavel
Resumo
O artigo analisa o sentido das proposições maquiavelianas que contém um claro caráter antropológico, em particular quando afirmam a maldade inata dos homens. Nossa hipótese é a de que não há uma antropologia presente na obra de Maquiavel. Procuramos mostrar que ele faz uso de afirmações a respeito da natureza humana como de uma "constante negativa", que evita o erro de julgamento dos estudiosos da política que acreditam compreender o sentido das ações humanas na história a partir da explicitação dos predicados morais associados à sua natureza.
Abstract
This article analyses some machiavellian's propositions concerning human nature, particularly those affirming our natural evil character. Our hypothesis is that we have no true anthropology in Machiavelli. We try to demonstrate that he uses anthropological considerations as a "negative term" to avoid mistakes made by those who believes that we can understand historical human actions taking in account moral human predicates.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).