J.-J. Rousseau: o pacto social e a voz do malandro. Do Discurso sobre origem da desigualdade ao Contrato social: dois pactos opostos ou um só?
DOI:
https://doi.org/10.35920/arf.v24i1-2.54450Palavras-chave:
Rousseau, contratualismo, moral, política, retórica.Resumo
Trata-se neste artigo de comparar o pacto no Discurso sobre a origem da desigualdade e aquele no Contrato social examinando diferenças e semelhanças nas duas formulações teóricas. O autor sustenta a tese do jogo regrado da pluralidade de vozes, dentre as quais, a voz do filósofo malandro e a voz de Rousseau.Referências
GOLDSCHMIDT, Victor. Anthropologie et politique: les principes du système de Rousseau. Paris: J. Vrin,1974.
GOUHIER, Henri. Les Méditations métaphysiques de Jean-Jacques Rousseau. 2. ed. Paris: J. Vrin, 1984.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Oeuvres complètes, t. III. Paris: Gallimard, 1964 (Col. Bibliothèque de la Pléiade).
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Oeuvres. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens,precedido de Discurso sobre as Ciências e as Artes. Trad. Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Downloads
Publicado
09-09-2022
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).