Wittgenstein, necessidade e linguagem
Resumo
O objetivo do texto é elucidar a concepção wittgensteiniana de necessidade lógica. Minha estratégia é a de contrastar a posição de Wittgenstein com duas outras formas de convencionalismo: o convencionalismo dos empiristas lógicos e o convencionalismo "full-blooded". O propósito deste artigo é mostrar como a explicação fornecida por Wittgenstein evita certos problemas que assolam outras formas de convencionalismo linguístico.
Abstract
The purpose of the text is to clarify Wittgenstein's conception of logical necessity. My strategy is to contrast Wittgenstein's position with other two forms of conventionalism: the conventionalism of the logical positivists and the " full-blooded" conventionalism . The aim of this paper is to show how Wittgenstein's account of logical necessity avoids some pitfalls of other forms of linguistic conventionalism.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).