Conhecimento e perigo na definição de coragem (Laches 192e1 - 193d10)
Resumo
A aporia exposta no diálogo Laches, de Platão, em 192e1-194b4, é tradicionalmente interpretada como resultado da incapacidade de Laques de atinar com o caráter peculiar do conhecimento moral. Neste artigo, sugiro alternativamente que o problema que Laques não resolve diz respeito sobretudo às suas crenças acerca da relação entre a coragem e a disposição de enfrentar perigos. Pretendo mostrar que, assim concebida, a passagem integra-se bem à tentativa geral do diálogo de estabelecer uma concepção da coragem (ou antes da virtude) centrada no conhecimento.
Abstract
The aporia displayed in Plato's dialogue Laches, at 192e1-194b4, has been traditionally taken as the result of Laches's inability to hit upon the peculiar character of moral knowledge. In this paper I suggest, alternatively, that the problem which Laches does not solve concerns mainly his beliefs about the relation between courage and the disposition to face dangers. Moreover, I aim to show that the passage thus construed fits smoothly into the dialogue's general attempt to establish a conception of courage (or rather virtue) that is knowledge-centric.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).