A Música na Dissertatio de Arte Combinatoria, de Leibniz

Autores

  • Fabrício Fortes Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.35920/1414-3004.2021v25n1p32-41

Palavras-chave:

Leivbiz, Combinatória, Filosofia da Música, Pensamento Simbólico

Resumo

Resumo
O artigo apresenta um estudo sobre as aplicações feitas por Leibniz de sua arte combinatória ao campo
musical. Elucidamos inicialmente alguns conceitos fundamentais, bem como alguns procedimentos da
combinatória leibniziana, e mostramos os usos musicais sugeridos por Leibniz para esses procedimentos.
Em seguida, discutimos o alcance geral da abordagem combinatória em música e concluímos que Leibniz
antecipa, na Dissertatio, a introdução de procedimentos vinculados à música contemporânea.
Palavras-Chave: Combinatória. Música. Pensamento Simbólico. Leibniz.
Abstract.
The paper presents a study on Leibniz’s applications of his combinatorial art to the musical field. First, we
elucidate some fundamental concepts, and some procedures of Leibnizian combinatory, and we show the
musical uses suggested by Leibniz for these procedures. Then, we discuss the general scope of the combinatorial
approach in music, and we conclude that Leibniz anticipates, in Dissertatio, the introduction of
some procedures related to contemporary music.

Referências

ANTOGNAZZA, M. R. Leibniz: an intellectual biography. New York: Cambridge University Press, 2009.

BAILHACHE, P. 1992. Leibniz et la Théorie de la Musique.Paris: Klincksieck. (Abreviado como LM).

BODEN, M. 2004. The Creative Mind: myths and mechanisms. London: Routledge.

ECO, U. 1993. La Ricerca della Lingua Perfetta nella Cultura Europea. Roma: Laterza.

ESQUISABEL, O. M. 2002. “¿Lenguaje Racional o Ciencia de las Fórmulas? La pluridimensionalidad del programa leibniziano de la característica general”. Manuscrito, XXV, 2, p. 147-197. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp./ojs/index.php/manuscrito/article/view/8644481

FORTES, F. P. 2013. “El Pensamiento Simbólico Leibniziano y la Notación Musical”. In: ESQUISABEL, O.

M. & SAUTTER, F. T. (eds.). Conocimiento Simbólico y Conocimiento Gráfico: historia y teoría. Buenos Aires: Academia Nacional de Ciencias de Buenos Aires, p. 109-120.

__________. 2009. “Combinatória e Pensamento Simbólico Musical em Leibniz”. O Que nos Faz Pensar - Cadernos do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, 25, p. 125-140. Disponível em: http://www.oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/277

LEIBNIZ, G. W. 1978. Philosophische Schriften herausgegeben von C. I. Gerhardt, vols. I-VII. Hildesheim/ New York: Olms. (Abreviado como GP).

__________. 1982. Der Briefwechsel Zwischen Leibniz und Conrad Henfling herausgegeben von Rudolf Haase. Frankfurt: Vittorio Klostermann. (Abreviado como BH).

LUPPI, A. 1989. Lo Specchio dell’Armonia Universalle: estética e musica in Leibniz. Milano: Franco Angeli.

MANCOSU, P. 2006. “Acoustics and Optics”. In: PARK, K. & DASTON, L. (eds.). The Cambridge History of Science, v. 3. New York: Cambridge University Press, p. 596-631.

MERSENNE, M. 2013. Harmonie universelle, contenant la théorie et la pratique de la musique, 2 vols. Paris:Hachette BNF.

ROSSI, P. 1983. Clavis Universalis: arti della memoria e logica combinatoria da Lullo a Leibniz. Bologna: Il Mulino.

READ, R. C. 1997. “Combinatorial Problems in the Theory of Music”. Discrete Mathematics, 167/168, p.543-551. DOI: https://doi.org/10.1016/S0012-365X(96)00255-5

REINER, D. L. 1985. “Enumeration in Music Theory”. The American Mathematical Monthly, 92, 1, p. 51-54.

XENAKIS, I. 1992. Formalized Music: thought and mathematics in composition. Stuyvesant: Pendragon.

YATES, F. 1999. “The Art of Memory”. In: YATES, F. Selected Works, vol. III. London: Routledge.

Downloads

Publicado

2023-05-23