Crítica e Ontologia no Tractatus. Algumas observações a partir de “A essência da proposição e a essência do mundo”, de L. H. Lopes dos Santos.
DOI:
https://doi.org/10.35920/10.35920/1414-3004.2021v25n2-2p27-36Palavras-chave:
Wittgenstein, Tractatus, Teoria Pictórica, Ontologia, Argumento Transcendental, NormatividadeResumo
Resumo:
Este artigo discute a leitura que faz o estudo introdutório de Luiz Henrique Lopes dos Santos (1992) dos aforismos iniciais do Tractatus. Tal leitura vê, nesses aforismos iniciais, as consequências ontológicas de um argumento transcendental cuja premissa é a concepção de figuração desenvolvida nos aforismos subsequentes. Em contraste com essa leitura, aqui é defendido que se possa entender esses aforismos iniciais como uma investigação de toda normatividade, explicitando o vínculo entre necessidade e totalidade. Assim se aponta para uma nova perspectiva de interpretação do Tractatus e de seus vínculos com a tradição crítica.
Abstract:
This article discusses the reading made in the introductory study by Luiz Henrique Lopes dos Santos (1992) of the initial aphorisms of the Tractatus. Such a reading holds, in these initial aphorisms, the ontological consequences of a transcendental argument whose premise is the conception of picturing developed in the subsequent aphorisms. In contrast to this reading, it is argued here that these initial aphorisms can be understood as an investigation of all normativity, making explicit the link between necessity and totality. Thus, the present paper points out to a new perspective of interpretation of the Tractatus and its links with the critical tradition.
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