Comportamento e Significação: uma Nota sobre Wittgenstein e o Behaviorismo
Resumo
Neste texto, a partir da análise de menções explícitas ao behaviorismo no espólio de Wittgenstein, procuramos marcar sua distância em relação a posições teóricas em psicologia, mesmo que inspiradoras de sua perspectiva, como parece ser o caso do behaviorismo. Acreditamos, assim, que o registro superficial desse confronto (quase uma nota de rodapé a um misto de simpatia e aversão) pode ajudar-nos a ver o modo específico por que comportamento e significação se articulam na obra de Wittgenstein.
Abstract
In this paper, from the analysis of explicit mentions to behaviorism in Wittgenstein's Nachlass, we try to mark his distance in relation to theoretical positions in psychology, even though they have inspired his perspective, as it seems to be the case of behaviorism. We believe, then, that the superficial register of that comparison (almost a footnote to a mixture of liking and aversion) may help us see the specific way through which behavior and significanceare joined in Wittgenstein's work.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).