Kant e a Discursividade do Entendimento
Resumo
Entre os fundamentos da filosofia crítica de Kant, encontra-se a concepção de conceito alcançada por volta de 1770, cuja consequência mais impactante é a tese da discursividade do intelecto humano. O presente artigo procura situar esta tese no duplo contexto histórico e de formação do pensamento kantiano, concluindo pela apresentação sumária de suas consequências para o discurso filosófico em geral.
Abstract:
Among the main foundations of Kant's critical philosophy there is his conception of concept, reached about 1770, a conception that has as more important consequence the thesis of the discursivity of human intelect. This paper aims to mark the place of this thesis in a double context of Kant's thought, both historical and formative. As conclusion it presents briefly some consequences of discursivity for philosophy as a whole.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).