Tomás de Aquino e Caetano. Ainda a Teoria da Abstração
Resumo
O objetivo do presente artigo é apresentar uma conciliação entre a teoria da abstração de Tomás de Aquino e a interpretação proposta por Tomás de Vio Caetano no seu comentário ao De ente et essentia. Em vez de tentar reconciliar a abstractio totius e a abstractio formae com as abstrações de Caetano (totalis & formalis), pretendo abordar o problema sobre outra perspectiva. A ideia central é que a concepção de abstração de Caetano deve ser compreendida no contexto da distinção entre a cognição confusa e a distinta.
Abstract:
The aim of this paper is to offer a conciliation between Thomas Aquinas' theory of abstraction and the interpretation proposed by Thomas de Vio Caetan in his commentary on the De ente et essentia. Instead of trying to conciliate Aquinas' abstractio totius & formae with Caetan's abstractio formalis & totalis, I will follow another way. My point is that Caetan's conception of abstraction must be understood in the context of the distinction between confused and distinct cognition.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).