Identidade e Continuidade

Avaliação de Propostas Kripkeanas sobre Identidade Pessoal

Autores

  • José Carlos Camillo UFG

Palavras-chave:

Identidade pessoal, Ambiguidade de identidade, Experimentos de pensamento, Saul Kripke, Identidade

Resumo

Resumo: O problema da identidade pessoal é o questionamento a respeito da permanência de uma pessoa ao longo do tempo. Várias respostas foram dadas a esse problema, mas a discussão continua. A questão da identidade é central no pensamento de Saul Kripke e, embora ele não tenha tratado especificamente sobre a identidade pessoal, algumas de suas ideias sobre identidade têm sido utilizadas para responder a esse problema. Duas características importantes das propostas de Kripke acerca da identidade podem ser utilizadas para responder à questão da identidade pessoal: a estipulação e o essencialismo. Para Kripke, a identidade trans-mundial (em diferentes mundos possíveis) não é descoberta, é estipulada. A partir disso, pode-se defender que o mesmo critério vale para a identidade pessoal (que seria a identidade trans-temporal). Além disso, Kripke também defende que entidades têm propriedades essenciais e, embora ele não defina exatamente quais são, ele aponta que a origem da entidade normalmente é uma propriedade essencial. Ambas as características levantadas acima parecem responder bem o problema da identidade pessoal. Contudo, alguns experimentos de pensamento levantam um problema de ambiguidade de identidade. Neste artigo será defendido que tais características da teoria kripkeana da identidade não conseguem resolver essa ambiguidade de identidade. Para chegar a essa conclusão, primeiro será apresentado brevemente o problema da identidade pessoal e como a proposta de Kripke pode ser uma resposta a esse problema. Logo após, será desenvolvido o problema da ambiguidade de identidade através de dois experimentos de pensamento. Então, será discutido como a proposta de Kripke não resolve essa ambiguidade. Por fim, será discutido se esses experimentos de pensamento não seriam incoerentes com a própria proposta de Kripke e que, desse modo, ele os teria rejeitado como inválidos. As objeções, porém, não anulam a tese defendida de que as teorias de identidade pessoal que tomam como a proposta de identidade apresentada por Kripke não resolvem o problema da identidade pessoal.

Palavras-chave: Identidade pessoal, Ambiguidade de identidade, Experimentos de pensamento, Saul Kripke, Identidade

 

Abstract: The problem of personal identity is the question of the permanence of a person over time. Various answers have been given to this problem, but the discussion continues. The question of identity is central to Saul Kripke's thinking and, although he did not specifically address personal identity, some of his ideas about identity have been used to answer this problem. Two important features of Kripke's proposals about identity have been used to answer the question of personal identity: stipulation and essentialism. For Kripke, trans-world identity (in different possible worlds) is not discovered, it is stipulated. From this, it can be argued that the same criterion is valid for personal identity (which would be the trans-temporal identity). Furthermore, Kripke also argues that entities have essential properties, and although he does not define exactly what they are, he points out that the origin of the entity is usually an essential property. Both of the characteristics raised above were used to respond to the problem of personal identity. However, some thought experiments raise an identity ambiguity problem. In this paper, it will be argued that such features of the Kripkean theory of identity fail to resolve this ambiguity of identity. To construct such an argument, first, it will be briefly presented the problem of personal identity and how Kripke's proposal can be an answer to this problem. Soon after, the problem of identity ambiguity will be developed through two thought experiments. Then, it will be discussed how Kripke's proposal does not resolve this ambiguity. Finally, it will be discussed whether these thought experiments would not be inconsistent with Kripke's own proposal and that, in this way, he would have rejected them as invalid. The objections, however, do not nullify the thesis defended that the theories of personal identity that take as the identity proposal presented by Kripke do not solve the problem of personal identity.

Keywords: Personal identity, Identity ambiguity, Thought experiments, Saul Kripke, Identity

Referências

ALMEIDA, A. N. de. 2005. Fatores de morbidade peroperatória relacionados a diferentes técnicas de hemisferectomia: uma análise de 30 pacientes. (Tese de Doutorado em Ciências) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo.

CENTENO, R.; RASSI NETO, A.; FERRAZ, F.; MUSZKAT, M.; RIZZUTTI, S.; AMANTÉA, A. 2001. Hemisferectomias: evolução da técnica e relato de seis crianças operadas. Revista de Neurociências, São Paulo, v. 9, n. 3, p. 132-135.

COLEMAN, S. 2000. Thought experiments and personal identity. Philosophical Studies, Dordrecht, v. 98, n. 1, p. 53-69.

EHNINGER, D.; KEMPERMANN, G. 2008. Neurogenesis in the adult hippocampus. Cell and Tissue Research, Dordrecht, v. 331, p. 243-250.

GENDLER, T. S. 2002. Personal identity and thought-experiments. The Philosophical Quarterly, Oxford, v. 52, n. 206, p. 34-54.

KOLAK, D. 1993. The metaphysics and metapsychology of personal identity: why thought experiments matter in deciding who we are. American Philosophical Quarterly, Champaign, v. 30, n. 1, p. 39-50.

KRIPKE, S. 1971. Identity and necessity. In: MUNITZ, Milton K. Identity and individuation. New York: New York University Press.

KRIPKE, S. 1980. Naming and necessity. Cambridge: Harvard University Press.

LEWIS, D. 1968. Counterpart theory and quantified modal logic. Journal of Philosophy, New York, v. 65, n. 1, p. 113-126.

LOCKE, J. 1975. An essay concerning human understanding: edited with introduction by Peter H. Nidditich. Oxford: Claredon Press.

NOTTEBOHM, F. 2002 Why are some neurons replaced in adult brain? Journal of Neuroscience, Washington, v. 22, n. 3, p. 624-628.

NOZICK, R. 1981. Philosophical explanations. Cambridge: Harvard University Press.

PARFIT, D. 1971. Personal identity. The Philosophical Review, Durham, v. 80, n. 1, p. 3-27.

PARFIT, D. 1984. Reasons and persons. Oxford: Oxford University Press.

REID, T. 2002. Essays on the intellectual powers of man. Edinburgh: Edinburgh University Press.

ROBINSON, H. 2004. Thought experiments, ontology, and concept-dependent truth-makers. The Monist, Oxford, v. 87, n. 4, p. 537-553.

SALMON, N. 2014. Personal identity: what’s the problem? In: BERG, Jonathan. Naming, necessity, and more: explorations in the philosophical work of Saul Kripke. Hampshire: Palgrave Macmillan.

SCOTUS, D. 1996. Ordinatio: Livro II, Distinção Terceira, Parte Primeira: Questão 1. Cezar, C. R. (trad.). Trans/Form/Ação, Marília, v. 19, n. 1, p. 241 -250.

STRAWSON, G. 2011. Locke on personal identity: consciousness and concernment. Princeton: Princeton University Press.

STRIKWERDA-BROWN, C.; GRILLI, M.; ANDREWS-HANNA, J.; IRISH, M. 2019. “All is not lost” – rethinking the nature of memory and self in dementia. Ageing Research Reviews, Amsterdam, v. 54, p. 1-11.

WASSERNAN, R. 2018. Paradoxes of time travel. Oxford: Oxford University Press.

WIGGINS, D. 1967. Identity and spatio-temporal continuity. Oxford: Basil Blackwell.

WILLIAMS, B. 1973. Problems of the self. Cambridge: Cambridge University Press.

Downloads

Publicado

26-09-2024

Edição

Seção

Artigos