In Memoriam
Luiz Henrique Lopes dos Santos (1949 – 2025)
Resumo
Este texto homenageia a trajetória e o legado intelectual Luiz Henrique Lopes dos Santos, figura central na comunidade filosófica brasileira e nos círculos internacionais das áreas em que atuava, particularmente nos estudos de metafísica, filosofia da lógica e, mais recentemente, filosofia aristotélica. Mais do que um registro biográfico, o texto recupera os núcleos fundamentais de sua obra, analisando suas contribuições teóricas mais originais e seu impacto transformador enquanto pesquisador, professor e orientador. Ao destacar títulos como A Essência da Proposição e a Essência do Mundo e O Olho e o Microscópio: a gênese e os fundamentos da lógica segundo Frege e seu tenaz compromisso com o rigor lógico e conceitual, o texto reflete sobre o vazio deixado por sua partida e, simultaneamente, celebra as ferramentas intelectuais e institucionais , além do percurso de investigação e diálogos que deixou como herança indelével para a comunidade filosófica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marco Zingano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).