Things are the same as their “essences”? Notes on Aristotle's Metaphysics Z-6
Palavras-chave:
essencialism, substance, definition, identity, sameness, predication, essencialismo, substância, definição, identidade, teoria da predicaçãoResumo
Discuto o que Aristóteles quer dizer em Metafísica VII-6 (Z-6) ao procurar discernir se cada coisa é idêntica a sua essência. De acordo com minha proposta, Z-6 ainda se circunscreve em um "ponto de vista lógico" (logikos) no qual "X ser o mesmo que Y" deve ser entendido apenas em termos de coextensão entre definiendum e definiens, sem nenhuma preocupação com questões mais específicas a respeito da ontolologia e do poder explanatório das definições.
Abstract:
I discuss Aristotle's views in Metaphysics VII-6 (Z-6) on the issue whether each thing is the same as its essence. I propose a deflationary interpretation according to which Z-6 develops a "logical approach" (logikos) in which "sameness" amounts only to coextensiveness between definiendum and definiens with no attention to more specific issues about ontological and explanatory features of definitions.
Recebido em 04/20103
Aprovado em 05/2013
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).