A singularidade como raiz da contingência em Leibniz: considerações críticas acerca da solução de Couturat ao problema da contingência em Leibniz
Palavras-chave:
Leibniz, Couturat, contingência, necessidade, essência, contingence, necessity, essence.Resumo
Analiso e crítico neste artigo a solução que Couturat apresenta para o problema da contingência em Leibniz, segundo a qual a singularidade constitui a raiz da contingência. Mostro que essa concepção implica duas teses, a saber: (1) que não há prova a priori de nenhuma proposição que expresse a atribuição de um predicado a um indivíduo, e (2) que são contingentes todas as proposições acerca de indivíduos possíveis. Mostro, em seguida, que essas duas teses são insustentáveis no interior da metafísica leibniziana, devendo, portanto ser rejeitada a interpretação de Couturat.
Abstract:
In this paper I analyze and criticize Couturat's solution to the problem of contingence in Leibniz's philosophy. According to this conception the singularity constitutes the root of contingence. I show that this interpretation implies two theses, namely: (1) that there is no a priori truth of a proposition concerning the attribution of a predicate to an individual; (2) that all propositions about possible individuals are contingent. After that I show that these two theses are unsustainable in the leibnitian metaphysics. Couturat's interpretation must then be rejected.
Recebido em 08/20103
Aprovado em 09/2013
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).