Do contrato social em geral
DOI:
https://doi.org/10.35920/arf.v24i1-2.54449Palavras-chave:
Rousseau, contratualismo, cosmopolitismo, direito internacional, igualdade, religiãoResumo
Neste artigo, examina-se o pacto social descrito por Rousseau à luz de dois outros modelos: a confederação europeia e a religião do homem. Trata-se de comparar o domínio de legitimidade de cada modelo do ponto de vista do estado de guerra entendido, em sentido geral, como horizonte-limite ao qual tendem inevitavelmente os conflitos de interesses particulares.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
ALTHUSSER, L. “Sur le Contrat Social”. Les Cahiers de l’Analyse, 8, 1967.
GOLDSCHMIDT, V. Anthropologie et politique: les principes du système de Rousseau. Paris: J. Vrin, 1974.
KANT, I. Sur l’expression courante: il se peut que ce soit juste en théorie, mais en pratique cela ne vaut rien (1793). Trad. L. Guillermit. Paris: J. Vrin, 1967.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Oeuvres complètes. Ed. Marcel Raymond & Bernard Gagnebin. Paris: Gallimard,1964 (t. III) e 1969 (t. IV). Col. Bibliothèque de la Pléiade.
Downloads
Publicado
09-09-2022
Como Citar
BEYSSADE, Jean-Marie. Do contrato social em geral. Analytica - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 24, n. 1-2, p. 124, 2022. DOI: 10.35920/arf.v24i1-2.54449. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/analytica/article/view/54449. Acesso em: 23 dez. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).