O CASO PRÁCIA (1941-1946): IMPRENSA ESTRANGEIRA, REPRESSÃO E CRIME IDIOMÁTICO NO ESTADO NOVO

Autores

  • Henrique Schlumberger Vitchmichen Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Palavras-chave:

Estado Novo, Prácia, Repressão, Crime idiomático,

Resumo

A imprensa ucraniana se consolidou em Prudentópolis nos primeiros anos do século XX. Os três principais referenciais dessa imprensa imigrante são, respectivamente, o Zoriá, em 1907, Prápor, em 1910, e o jornal submetido à análise durante esta pesquisa, o Prácia, que surge em 1912 com sede na cidade de Prudentópolis e desde então ainda é veiculado, não apenas para a sua cidade natal, mas também para outras localidades tanto nacionalmente como até mesmo no âmbito internacional. A partir do Estado Novo, em relação a suas políticas de Estado e tratamento dado às comunidades étnicas durante esse período, podemos perceber que a repressão sofrida por algumas comunidades é notável, não apenas com a questão idiomática, mas também em relação a imprensa, como no caso do Prácia. Buscamos, a partir deste trabalho, exemplificarmos a questão da repressão exercida contra algumas comunidades étnicas durante o Estado Novo. Para isso é necessário não apenas historicizar a questão do projeto getulista para com a “identidade brasileira”, mas também compreender como o idioma foi alvo de cerceamentos através do conceito de “crime idiomático”, o que afetou diretamente o trabalho da imprensa, no caso aqui colocado em pauta, a interrupção do Prácia entre 1941-1946. Consideramos que a discussão proposta, ainda que sucinta, pode contribuir com futuros estudos e perspectivas acerca da repressão em que as comunidades étnicas foram submetidas durante o período em questão.

Biografia do Autor

Henrique Schlumberger Vitchmichen, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Graduado em Licenciatura em História, Pós-graduando em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). E-mail: henrique-sv@hotmail.com

Referências

Referências

ALMEIDA, Letícia Leal de. Regionalismo paranaense: do esboço de uma sinopse de história regional do Paraná à história do Paraná (1951-1969). Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas – Universidade Estadual de Ponta Grossa 2016.

BALBAAKI, Angela Corrêa Ferreira. Ensino língua portuguesa para surdos no Estado Novo: por uma história das ideias linguísticas. Lingvarvm Arena. Porto, v. 10. 2019.

BOURDIEU, Pierre. O Poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. BORUSZENKO, Oksana. A imigração ucraniana no Paraná. Anais do IV Simpósio Nacional dos Professores Universitários de História – ANPUH, Porto Alegre, set. 1967.

BUENO, Alexandre Marcelo. O Estado Novo e sua relação com os imigrantes: a língua como defesa dos valores nacionais. Estudos Semióticos. São Paulo, n. 4. 2008.

CAMPOS, Cynthia Machado. A política da língua na era Vargas: proibição do falar alemão e resistências no sul do Brasil. Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual de Campinas, 1998.

CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: O imaginário da República no Brasil. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

DEL PRIORE, Mary. Histórias da gente brasileira, Volume 3: República – Memórias (1889-1950). 1ª ed. Rio de Janeiro: LeYa, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 66ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

GERALDO, Endrica. O combate contra os “quistos étnicos”: identidade, assimilação e política imigratória no Estado Novo. Revista de História, Juiz de Fora, Juiz de Fora, v. 15, n. 1, p. 171-187, (abr/jun). 2009.

GUÉRIOS, Paulo Renato. A imigração ucraniana ao Paraná: Memória, identidade e religião. 1ª ed. Curitiba: Editora UFPR, 2012.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 12ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019.

OLIVEIRA, Gilvan Muller de. Plurilinguismo no Brasil: Repressão e resistência linguística. Synergies Brésil. Brasília, v. 1, n. 7, p. 19-26. 2009.

OLIVEIRA, Márcio de. A cidade de Curitiba e os imigrantes alemães durante a primeira guerra mundial, uma análise da imprensa local. Cadernos Ceru. São Paulo, v. 23, n. 2. 2012.

ORWELL, George. 1984. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

PRADO, Anderson. O jornal ucraniano-brasileiro Prácia: Prudentópolis e a repercussão do Holodomor (1932-1933). Tese (Doutorado em História) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2017.

PRADO, Anderson. Holodomor (1932-1933): Repercussões no jornal ucraniano-brasileiro Prácia. 1ª ed. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2018.

SKAVRONSKI, Maria Inêz Antonio. Rezar e benzer: Rituais sagrados e identidade étnica em Prudentópolis – PR (1990-2014). Dissertação (Mestrado em História, cultura e identidades – Área de concentração: História, cultura e identidades) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2015.

SMAHA, Edina; PENKAL, Loremi Loregian. Crenças que desencadeiam atitudes desfavoráveis à manutenção da língua ucraniana em Prudentópolis, Paraná. Revista Interfaces, Guarapuava, v.10, n. 1, p. 151-161, (jan/abr). 2019.

Downloads

Publicado

2021-10-13

Edição

Seção

Artigos Livres