O CINEMA ALÉM DO FILME: A INFLUÊNCIA DA TRADIÇÃO ROMÂNTICA SUECA NO CINEMA DE INGMAR BERGMAN

Autores

  • Hellen Silvia Marques Gonçalves Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGH-UFMG)

Palavras-chave:

História e Cinema, Ingmar Bergman, Tradição Romântica Sueca,

Resumo

O presente artigo almeja investigar a influência da Tradição Romântica Sueca, composta por Literatura, Pintura, Teatro e Cinema, na filmografia de Ingmar Bergman, intencionando a compreensão do cinema além do filme. Para tanto, foi realizado um recorte espaço-temporal através da virada do século XIX para o século XX, considerando as transformações referentes à arte em decorrência do ideário de modernidade e à data de nascimento do cineasta, até meados da década de 1970 para abarcar os primeiros filmes do diretor e o período em que a sua obra já se encontra mais amadurecida. A pesquisa propõe analisar a existência de determinados conceitos de continuidade e ruptura na obra bergmaniana, abrindo, desta maneira, a possibilidade de alcançar certas tendências do aparato simbólico e alguns elementos estilísticos utilizados por Bergman.

Biografia do Autor

Hellen Silvia Marques Gonçalves, Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGH-UFMG)

Doutoranda em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisa desenvolvida com o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Referências

Referências

Fontes Documentais Primárias

A Carruagem Fantasma (1921), Victor Sjöström, Suécia.

A Paixão de Ana (1969), Ingmar Bergman, Suécia.

Através de um Espelho (1961), Ingmar Bergman, Suécia.

Crise (1945), Ingmar Bergman, Suécia.

Chove Sobre o Nosso Amor (1946), Ingmar Bergman, Suécia.

Den Starkaste (1929), Alf Sjöberg, Suécia.

Face a Face (1976), Ingmar Bergman, Suécia.

Fanny e Alexander (1982), Ingmar Bergman, Suécia.

Gritos e Sussurros (1972), Ingmar Bergman, Suécia.

Herr Arnes Pengar (1919), Mauritz Stiller, Suécia.

Johan (1920), Mauritz Stiller, Suécia.

Luz de Inverno (1962), Ingmar Bergman, Suécia.

Mônica e o Desejo (1953). Ingmar Bergman, Suécia.

Morangos Silvestres (1957), Ingmar Bergman, Suécia.

Música na Noite (1948), Ingmar Bergman, Suécia.

Na Presença de um Palhaço (1997), Ingmar Bergman, Suécia.

Noites de Circo (1953). Ingmar Bergman, Suécia.

O Olho do Diabo (1960), Ingmar Bergman, Suécia.

O Sétimo Selo (1956), Ingmar Bergman, Suécia.

O Silêncio (1963), Ingmar Bergman, Suécia.

O Rosto de Karin (1986), Ingmar Bergman, Suécia.

Os Proscritos (1918), Victor Sjöström, Suécia.

Persona (1966), Ingmar Bergman, Suécia.

Porto (1948), Ingmar Bergman, Suécia.

Prisão (1949), Ingmar Bergman, Suécia.

Rumo à Alegria (1949). Ingmar Bergman, Suécia.

Sarabanda (2003), Ingmar Bergman, Suécia.

Sonata de Outono (1948), Ingmar Bergman, Suécia.

Sorrisos de uma Noite de Amor (1955), Ingmar Bergman, Suécia.

Terje Vigen (1916), Victor Sjöström, Suécia.

Tortura (1944), Alf Sjöberg, Suécia.

Um Barco para a Índia (1947), Ingmar Bergman, Suécia.

Vergonha (1968), Ingmar Bergman, Suécia.

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Publicado

2021-10-13

Edição

Seção

Artigos Livres