O SANTO GUERREIRO DO SUL CONTRA O DRAGÃO DA MALDADE DO NORTE: O CINEMA LATINO-AMERICANO A PARTIR DA PERSPECTIVA DE GLAUBER ROCHA (1960- 1975)

Autores

  • Carolina Severo Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Glauber Rocha, Cinema Latino-Americano, Nuevo Cine Latinoamericano

Resumo

O presente trabalho aborda a conceituação de cinema latino-americano produzida por Glauber Rocha, cineasta brasileiro que se tornou o maior representante do Cinema Novo. Ao longo dos anos 1960, por meio de contatos realizados entre cineastas latino-americanos em festivais de cinema internacionais, houve a organização de um movimento intitulado Nuevo Cine Latinoamericano (NCL). Este, visando a combater as obras fílmicas da indústria Hollywoodiana, produziu filmes com um forte engajamento político, trazendo temáticas voltadas aos problemas comuns da América Latina, como a exploração colonial, o neocolonialismo, o subdesenvolvimento e a alienação do povo. Glauber Rocha, além de ter sido o representante brasileiro inserido nesse movimento, foi responsável por uma grande produção teórica sobre o cinema brasileiro e latino-americano, tendo desenvolvido conceitos a respeito de ambos. Desta maneira, busca-se investigar o que cineasta compreendia como um cinema latino-americano, verificar as suas estratégias para o combate contra o cinema norte-americano e identificar a maneira como associou o Cinema Novo com aquele outro movimento.

Biografia do Autor

Carolina Severo, Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, bolsista CAPES.

Referências

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Publicado

2021-10-13

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Artigos Livres