CIRCULARIDADES VISUAIS: IMAGENS DO CORDEL ENQUANTO SUPORTE DE MEMÓRIAS DO PADRE CÍCERO
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Referências
BARRETO, Priscila Risi Pereira. Imagem, Arte e Pathosformenl em Aby Warburg. Revista Hydra, Guarulhos, vol. 3, nº 6, p. 83-113, 2019.
BARTOLOMEU, Cesar. Dossiê Warburg. Revista Arte&Ensaios, n. 19. jan. 2010.
BATISTA, Abraão. No dia em que Padre Cícero Morreu. Juazeiro do Norte: s.ed, 1992.
BRASIL. Presidência da República. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular – CNFCP. Dossiê de Registro. Brasília: Iphan, 2018.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru, SP: EDUSC, 2004.
CAMPELLO, Carlos Francisco Barreto. O processo de produção de gravuras populares: a contribuição de Dila. Recife: Imprensa Universitária UFRPE, 2004.
CARVALHO, Gilmar de. A xilogravura em Juazeiro do Norte. Fortaleza: IPHAN, 2014.
_______. Madeira matriz: cultura e memória. São Paulo: Annablume, 1998.
_______. Xilogravura: Doze escritos na madeira. Fortaleza: Museu do Ceará, 2011.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
_______. A mão do autor e a mente do editor. São Paulo, Editora Unesp, 2014.
DARNTON, Robert. O Beijo de Lamourette: Mídia, Cultura e Revolução. São Paulo, Companhia das Letras, 1990.
DE LIMA, Marinalva Villar. Cultura e poética popular. Revista de Ciências Sociais - Política & Trabalho, v. 14, p. 130-137, 9 dez. 1998.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
DINIZ, Tereza Cândida Alves. O Teatro das Imagens: a migração das formas e suas representações nas xilogravuras de Juazeiro do Norte (1968-1998). 2017. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2017. 170f.
FACÓ, Rui. Cangaceiros e fanáticos: gênese e lutas. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1980.
GRILLO, Maria Ângela de Faria. A arte do povo: histórias na literatura de cordel (1900-1940). Jundiaí: Paco Editora, 2015.
GINZBURG, Carlo. Medo, reverência e terror: quatro ensaios de iconografia política. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
_______. Mitos, emblemas e sinais: raízes de um paradigma indiciário. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual. Art cultura, Uberlândia, v. 8, n. 12, p. 97-115, jan./jun. 2006.
_______. Aproximações disciplinares: história, arte e imagem. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p. 151-168, dez. 2008.
MAUAD, Ana Maria. Através da Imagem: fotografia e história interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 73-98, 1996.
_______. Sobre as imagens na História, um balanço de conceitos e perspectivas. Revista Maracanan, Rio de Janeiro, v.12, nº 14, p. 33-48. 2016.
_______. Como Nascem as Imagens? Um estudo de História Visual. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 61, p. 105-132, jul./dez. 2014. Editora UFPR.
MELO, Rosilene Alves de. Do rapa ao registro: a literatura de cordel como patrimônio cultural do Brasil. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros [S. l.], n. 72, p. 245-261, 2019.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n.45, p. 11-36, 2003.
NETO, Lira. Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
RAMOS, Francisco Regis Lopes. O tempo e a trama: o Padre Cícero na narrativa dos devotos. Kairós: R. Acadêmica da Prainha, Fortaleza, v. 11 n. 1-2 p. 53-78, 2014.
________. O Verbo Encantado: Imagens do Padre Cícero na Literatura de Cordel. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, vol. 26, nº1/2, p. 71-83, 1995.
SILVA, José Bernardo da. A Pranteada Morte do Padre Cícero Romão. Juazeiro do Norte: Tipografia São Francisco, 1964.
_______. A Pranteada Morte do Padre Cícero Romão. Fortaleza: Editora IMEPH, 2012.
SILVA, Maria do Rosário da. Histórias escritas na madeira: J. Borges entre folhetos e xilogravuras na década de 1970. 2015. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
SOUZA, Liêdo Maranhão de. O folheto popular: sua capa e seus ilustradores. Recife: Fundaj, Massangana, 1981.
WARBUG, Aby. A Renovação da Arte Pagã. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
____________. Imagens da região dos índios Pueblo da América do Norte. Concinnitas, revista do Instituto de Artes da UFRJ, Rio de Janeiro, ano 6, v. 1, n. 8, jul. 2005.
Acervos de literatura de cordel
ACERVO JOSÉ ALVES SOBRINHO DE LITERATURA POPULAR UFCG. Laboratório de Apoio ao Ensino de Língua e Literatura – LAELL. Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Campina Grande.
ACERVO DO CENTRO NACIONAL DE FOLCLORE E CULTURA POPULAR (CNFCP). Disponível em: .
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Ars Historica - Instituto de História – Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Largo de São Francisco de Paula, no 1, Sala 205 – Centro, Rio de Janeiro – Brasil, CEP 30051-070.
Redes sociais:
- https://www.facebook.com/RevistaArsHistorica
- https://www.instagram.com/revistaarshistorica/
Contato:
- revistaarshistorica@gmail.com