Formas de narrar o passado: o humanismo cristão do início do século XVI e Albrecht Dürer

Autores

  • Rachel Jaccoud R. Amaro Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

História, História da Arte, Imagem,

Resumo

Este artigo foi inspirado pela disciplina Antigos e Modernos: Formas de narrar o passado, ministrada em 2008 pelo professor Manoel Luiz Salgado Guimarães. O curso pretendeu analisar as diferentes formas, utilizadas ao longo dos séculos, de pensar e significar o passado. Por constituir-se parte de uma pesquisa sobre práticas religiosas do século XVI e gravuras de Albrecht Dürer, este artigo investigará o período do Renascimento, mais especificamente o movimento conhecido como humanismo, buscando entender suas características específicas no norte europeu. Nosso objetivo é, após explicitar os limites desse movimento e suas principais características, discutir em que medida o artista, pintor e gravador Albrecht Dürer pode ser considerado um participante ativo desse movimento, mesmo sem ter sido um homem das letras.Este artigo foi inspirado pela disciplina Antigos e Modernos: Formas de narrar o passado, ministrada em 2008 pelo professor Manoel Luiz Salgado Guimarães. O curso pretendeu analisar as diferentes formas, utilizadas ao longo dos séculos, de pensar e significar o passado. Por constituir-se parte de uma pesquisa sobre práticas religiosas do século XVI e gravuras de Albrecht Dürer, este artigo investigará o período do Renascimento, mais especificamente o movimento conhecido como humanismo, buscando entender suas características específicas no norte europeu. Nosso objetivo é, após explicitar os limites desse movimento e suas principais características, discutir em que medida o artista, pintor e gravador Albrecht Dürer pode ser considerado um participante ativo desse movimento, mesmo sem ter sido um homem das letras.

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Biografia do Autor

Rachel Jaccoud R. Amaro, Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Rachel Jaccoud R. Amaro é bolsista do CNPq, mestranda em História Social do Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHIS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e colaboradora do Núcleo de História da Arte (NHA/ PPGHIS/UFRJ).

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Publicado

2021-07-21

Edição

Seção

Artigos Livres