Ars Historica e artes de governar na Castela Seiscentista

Autores

  • Rachel Saint Williams Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS-UFRJ)

Palavras-chave:

Escrita da História, Política, Prudência

Resumo

Neste estudo abordaremos as questões relativas à escrita da história na Castela Seiscentista, a partir de sua inscrição na pauta política. Nas principais obras históricas do período, menor importância era concedida à ação de relatar com acuidade os registros do passado do que à utilização da escrita historiográfica para comentar e escrutinar questões de ordem política do próprio momento histórico vivenciado por seus autores. De forma análoga, os tratados políticos não se furtavam a empreender longas incursões pela história, na busca constante por oferecer aos governantes exemplos bem sucedidos de monarcas do passado aos quais os homens políticos do presente pudessem tomar como guia. É pertinente, portanto, postular a dupla existência de uma politização da história e de uma historicização da política. Desejamos, fundamentalmente, evidenciar que ambas as formas de discurso possuíam como finalidade principal atuar como um veículo de intervenção social, resultado das aspirações particulares de seus autores.

Biografia do Autor

Rachel Saint Williams, Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS-UFRJ)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS-UFRJ)

Downloads

Publicado

2021-07-21

Edição

Seção

Artigos Livres