Pinturas da estigmatização de São Francisco de Assis: da cena narrativa ao retrato – Séculos XIII-XVI

Autores

  • Aldilene Marinho Cesar Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Francisco de Assis, Pintura, Práticas religiosas,

Resumo

Depois da morte de Francisco de Assis (c. 1181-1226), sua imagem pintada sofreu repetidas modificações. De acordo com parte da historiografia spbre o tema, a imagem do santo, inspirada nas modificações realizadas em suas hagiografias, foi sucessivamente “corrigida” de acordo com a última versão dos ideais da Ordem por ele fundada. Além dessas mudanças, a partir do século XVI, em parte da Itália e da Espanha, é possível perceber que a iconografia com o tema de sua estigmatização sofreu alterações significativas, não apenas em alguns dos elementos iconográficos que compõem a cena, mas também na forma de apresentação do episódio que, algumas vezes, deixa de ser representado de acordo com a tradição iconográfica do tema – cena narrativa – para ser figurado através de um retrato. O objetivo da presente comunicação é discutir as mudanças verificadas nessa iconografia e suas possíveis relações com algumas práticas religiosas dos lugares e do período em questão.

Biografia do Autor

Aldilene Marinho Cesar, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: aldicesar@gmail.com. O presente trabalho foi realizado com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq-Brasil, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Maria Beatriz de Mello e Souza

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Publicado

2021-07-21

Edição

Seção

Artigos Livres