A AÇÃO INTEGRALISTA BRASILEIRA E O MOVIMENTO OPERÁRIO NA CIDADE DE PETRÓPOLIS (RJ)

Autores

  • Alexandre Luís de Oliveira Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)
  • Leandro Pereira Gonçalves Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Priscila Musquim Alcântara Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Integralismo, Movimento Operário, Petrópolis,

Resumo

Este trabalho tem como objetivo a analise do discurso do núcleo integralista de Petrópolis junto aos operários das fábricas do município, com a intenção de mobilizá-los e atraí-los para o movimento. Na década de 1930, a cidade era um importante polo industrial fluminense, destacando-se o setor têxtil. Grande parte dos operários, no entanto, era adepta da Aliança Nacional Libertadora. Embora a ANL fosse a ideologia predominante junto ao operariado, Petrópolis foi um expressivo núcleo integralista, tendo sediado o 2o Congresso Nacional Integralista no ano de 1935. Os discursos da ANL e da AIB disputavam a adesão da classe média, e os conflitos entre militantes de ambos os grupos eram frequentes. Este trabalho foi feito com base em pesquisas junto aos jornais da cidade no período em questão (1930-1935).

Biografia do Autor

Alexandre Luís de Oliveira, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)

Graduado em História pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Integrante do Grupo de Pesquisa Integralismo e outros movimentos nacionalistas (UFF/CNPq).

Leandro Pereira Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com estágio (Investigador Visitante Júnior) no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL). Professor do Curso de História do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF).

Priscila Musquim Alcântara, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora – Linha Poder, Mercado e Trabalho. Integrante do Grupo de Pesquisa Integralismo e outros movimentos nacionalistas (UFF/CNPq).

Downloads

Publicado

2021-07-21

Edição

Seção

Artigos Livres