A LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO DE PRÁTICA: O SUJEITO, A CRENÇA E O CRER NA DISCUSSÃO ENTRE AS PERSPECTIVAS DE PIERRE BOURDIEU E JEAN-PIERRE VERNANT

Autores

  • Rafael Virgílio de Carvalho Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Palavras-chave:

sujeito, crer-crença, competência prática

Resumo

O eminente historiador Roger Chartier atestou sua acurada visão ao trazer para o campo da historiografia as teorias e o próprio sociólogo Pierre Bourdieu. Ambos chamam a atenção não apenas para o papel do sujeito, mas para sua própria percepção pelas ciências sociais. Nesse sentido, a partir da concepção bourdieuniana de sujeito, é possível questionar outros dois conceitos retirados dos trabalhos do renomado historiador e filósofo Jean-Pierre Vernant, relativos à Antiguidade Grega – as ideias de “crença” e “crer”. Em um confronto direto entre as duas perspectivas teóricas, este trabalho procura desenvolver uma mudança de perspectiva nessas duas noções, de maneira a vinculá-las às concepções historiográficas que se ocupam mais intimamente do estudo das práticas e representações socioculturais.

Biografia do Autor

Rafael Virgílio de Carvalho, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestrando pela Unesp. Trabalho realizado para a disciplina de Política do curso de pós-graduação do Departamento de História da FCL – Assis, o qual obteve o conceito “A” na disciplina ministrada pelo professor Áureo Busetto, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-07-21

Edição

Seção

Artigos Livres