La oralidad: tradición ancestral para preservación de la memoria colectiva

Autores

  • Jenny González Muñoz Universidad Pedagógica Experimental Libertador

Palavras-chave:

Palavra, oralidade, memória coletiva,

Resumo

Este artigo fornece uma visão geral do papel da palavra falada presente em todas as civilizações, inclusive como parte dos mitos da criação, instituíndo-se progressivamente com tradição na oralidade, o que aumenta sua importância para os povos ancestrais e também para os contemporâneos sob a sua direção, como um meio de preservar a memória coletiva, que como afirma Maurice Halbwachs, é formada a partir da presença de uma série de memórias partilhadas pelos membros de um mesmo grupo social. Os povos ancestrais, entre eles o azteca, maya e inca assim como aqueles originalmente orais, sustentaram e mantiveram as lembranças de seus acontecimentos históricos na presença dos velhos como guardiões da memória, que através da tradição de contar histórias, mitos e lendas passaram a continuidade de gestão, de geração em geração que ainda hoje existe, no entanto, as novas exigências e a disponibilidade de outros suportes de memoria, a prática da oralidade tem sofrido transformações, mas ainda estabelece-se como um elemento fundamental nas culturas ancestrais.

Biografia do Autor

Jenny González Muñoz, Universidad Pedagógica Experimental Libertador

Doutora em Cultura Latinoamericana e do Caribe. Mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural - Universidade Federal de Pelotas - Brasil.

Referências

ÁLVAREZ MURO, Alberto. Análisis de la oralidad: una poética del habla cotidiana. Mérida: Universidad de Los Andes. 2001. Disponible en: <http://elles.rediris.es/elles15/cap.11/htm >. Acceso en: 10 feb. 2009.

BOSI, Eclea. Memória e Sociedade: Lembranças de velhos. São Paulo: T.A. Quieroz Editor, 1987: 5-21.

HALBWACHS, Maurice. Les cadres sociaux de la mémoire. Paris : Mouton. 1976.

HOBSBAWM, Eric. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997: 271-316.

LAVANDERO, Juan. (Editor) Uaharaho. Ethos narrativo. Caracas: Edic. Hermanos

Capuchinos, 1992.

LEÓN, Daniel y MOSTACERO Ruddy. Caripe. Historia cotidiana y oralidad. Maturín: Edic. Gobernación del estado Monagas, 1997.

ONG, Walter. Oralidad y escritura. Tecnologías de la palabra. México: Fondo de Cultura Económica, 1987.

PACHECO, Carlos. La comarca oral. Caracas: Ediciones de la Casa de Bello, 1992.

POPOL VUH. In: LITERATURA Maya. Caracas: Biblioteca Ayacucho. 1992, p. 13.

TEDESCO, Italo. Textualidad y significación en la transmisión oral. IN Ruddy Mostacero (org.). Oralidad en la literatura y literatura en la oralidad. Maturín: Ministerio de Educación, 1985, p. 87-104

Downloads

Publicado

2021-07-21

Edição

Seção

Artigos Livres