Trinta anos do PPGHIS e um convite à reflexão

Autores

  • Rachel Saint Williams Programa de Pós-Graduação em História Social / Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ)

Palavras-chave:

Pós-Graduação, História, Academia,

Resumo

Há trinta anos o programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro dava início às suas atividades. No decorrer destes trinta anos, muitas mudanças ocorreram não só no âmbito das Universidades e
programas de Pós-Graduações em Humanidades, mas na sociedade brasileira como um todo. Foi bastante expressiva a criação e a inauguração de novos programas de Pós-Graduação, especializações na área de História e também de cursos de graduação, incluindo bacharelado e licenciatura, em todo território nacional. Tal expansão deve ser pensada a partir da importância social conferida aos profissionais formados nesta área e ao papel que se espera que tais profissionais exerçam na sociedade concebida em toda sua diversidade. Trata-se de uma valorização complexa e ambígua tendo em vista a recente profissionalização do historiador, a exclusão da área das humanidades do programa Ciência sem Fronteiras e a latente desvalorização do professor de história do ensino fundamental e médio. Estes elementos são sintomáticos da maneira dicotômica, e talvez um tanto esquizofrênica, que tem servido de parâmetro para pensar as atividades do historiador e, consequentemente, a relevância do discurso histórico.

Biografia do Autor

Rachel Saint Williams, Programa de Pós-Graduação em História Social / Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ)

Doutora em História Social PPGHIS/UFRJ

Downloads

Publicado

2021-07-21

Edição

Seção

Artigos de Dossiê