Trinta anos do PPGHIS e um convite à reflexão

Rachel Saint Williams

Resumo


Há trinta anos o programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro dava início às suas atividades. No decorrer destes trinta anos, muitas mudanças ocorreram não só no âmbito das Universidades e
programas de Pós-Graduações em Humanidades, mas na sociedade brasileira como um todo. Foi bastante expressiva a criação e a inauguração de novos programas de Pós-Graduação, especializações na área de História e também de cursos de graduação, incluindo bacharelado e licenciatura, em todo território nacional. Tal expansão deve ser pensada a partir da importância social conferida aos profissionais formados nesta área e ao papel que se espera que tais profissionais exerçam na sociedade concebida em toda sua diversidade. Trata-se de uma valorização complexa e ambígua tendo em vista a recente profissionalização do historiador, a exclusão da área das humanidades do programa Ciência sem Fronteiras e a latente desvalorização do professor de história do ensino fundamental e médio. Estes elementos são sintomáticos da maneira dicotômica, e talvez um tanto esquizofrênica, que tem servido de parâmetro para pensar as atividades do historiador e, consequentemente, a relevância do discurso histórico.


Palavras-chave


Pós-Graduação; História; Academia;

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