FOTOGRAFIA E MEMÓRIA LOCAL

Autores

  • Cleusi Teresinha Bobato Stadler UNICENTRO - PR

Palavras-chave:

Fotografia, Imigração, Ensino de História,

Resumo

O presente artigo vem destacar alguns enfoques de estudos, referentes à participação no Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Educação do Estado do Paraná – PDE 2009, por meio da implantação de um projeto de pesquisa, uma unidade didática e a elaboração de um artigo científico. Este trabalho procura contemplar a produção do conhecimento histórico em sala de aula, destacando a participação do aluno como sujeito do processo educativo. Utiliza a fotografia como fonte histórica principal e fundamenta-a com outros demais documentos escritos e fontes orais. Evidencia-se o aspecto histórico das imagens imbituvenses, identificando nelas suas representações. Mediante análise da fotografia como metodologia de ensino no conteúdo História Local e sua utilização como fonte documental no espaço escolar, o objetivo principal foi refletir a utilização da imagem fotográfica na recuperação da memória familiar e local, com destaque para o tema Imigração Italiana – Colônia Bella Vista. Desta forma, comprovamos que através do trabalho com os alunos na análise de fotografias podemos sim priorizar a história local, a memória e identidade de uma cidade, mas é a História que terá como finalidade transformar essas informações em saber elaborado, em conhecimento científico

Biografia do Autor

Cleusi Teresinha Bobato Stadler, UNICENTRO - PR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História e Regiões da UNICENTRO, Campus de Irati/PR. Professora PDE 2009 da SEED/PR, no Colégio Estadual Alcides Munhoz – Imbituva/PR.

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Publicado

2021-07-21

Edição

Seção

Artigos Livres