ENTRE OS SERTÕES E O MAR: CRISTALIZAÇÃO DE IMAGENS DO SERTANEJO E CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES LITORAL-SERTÃO (SÉCULOS XVIII-XX)
Resumo
Nas primeiras décadas do século XX, intelectuais brasileiros discutiram as relações entre os sertões e as cidades litorâneas brasileiras. Alguns, como Leonardo Mota e Leônidas de Loyola, analisaram essas relações chamando a atenção para o “divórcio entre o Sertão e o Mar”. Entretanto, esse “divórcio” e difícil relação entre os sertões e o litoral brasileiros não eram novos, traziam os desdobramentos de uma série de construções de imagens e ideias produzidas historicamente. Esse artigo faz uma análise sobre a historicidade dessas construções de imagens e ideias que influenciaram a consolidação do distanciamento entre os sertões e o litoral e, ainda, contribuíram na formação de identidades nacionais.
Palavras-chave
Sertões; litoral; discursos;
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Ars Historica - Instituto de História – Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Largo de São Francisco de Paula, no 1, Sala 205 – Centro, Rio de Janeiro – Brasil, CEP 30051-070.
Redes sociais:
- https://www.facebook.com/RevistaArsHistorica
- https://www.instagram.com/revistaarshistorica/
Contato:
- revistaarshistorica@gmail.com