A BATALHA DE ALJUBARROTA: UM DEBATE SOBRE A ALTERIDADE CASTELHANA A PARTIR DO DIÁLOGO ENTRE LUIS DE CAMÕES E FERNÃO LOPES
Resumo
Como veremos nesse artigo, a Batalha de Aljubarrota é entendida como um evento marcante na história e historiografia lusitanas. Temos um amplo debate sobre esse acontecimento discutido por historiadores desde Fernão Lopes. Aljubarrota demarca a vitória Portuguesa sobre os Castelhanos, a independência lusitana sobre o rei D. João de Castela, uma revolução (como muitos acreditam ser) feita através dos setores populares que apoiaram o mestre de Avis, e, acima de tudo, a diferenciação do que era entendido como “portugueses” e “castelhanos” pelos próprios cronistas e historiadores de Portugal. Em síntese, esse artigo, tem o objetivo de expor a visão do castelhano de Fernão Lopes e Luís de Camões, mostrando a construção da imagem castelhana como a Alteridade em relação aos portugueses a partir da tradição literária portuguesa de fins da Idade Média e Início do Período Moderno.
Palavras-chave
Luís de Camões, Fernão Lopes, Alteridade.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Ars Historica - Instituto de História – Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Largo de São Francisco de Paula, no 1, Sala 205 – Centro, Rio de Janeiro – Brasil, CEP 30051-070.
Redes sociais:
- https://www.facebook.com/RevistaArsHistorica
- https://www.instagram.com/revistaarshistorica/
Contato:
- revistaarshistorica@gmail.com